quinta-feira, 29 de julho de 2010

ISO 26000



Semin�rio ISO 26000

O Futuro da Sustentabilidade Internacional e seus alicerces de Governan�a

ASSEMBL�IA LEGISLATIVA � Audit�rio Andr� Franco Montoro

Av. Pedro �lvares Cabral, 201 - S�o Paulo - SP

mar�o de 2011 das 13:00 �s 19:00


O Semin�rio vem debater as pr�ticas definidas na ISO 26000 que � especialmente importante para a sociedade brasileira. A Norma Internacional de Responsabilidade Social ser� uma grande iniciativa. O formato em mesa redonda vai dar mais clareza e lucidez ao semin�rio.
A ISO 26000 foi recentemente conclu�da ap�s anos de debate e regulamenta�o internacional. Re�ne 91 pa�ses e diversas entidades de organiza�o internacional.

A ISO 26000 � a terceira gera�o de certifica�es uma vez que j� vigoram os sistemas de gest�o da qualidade (ISO 9000) e o de gest�o ambiental (ISO 14000), adotadas por mais de 600 mil organiza�es em todo o mundo. Contudo, diferentemente destas, a ISO 26000 n�o ser� uma norma para certifica�o, ou seja, ela servir� apenas como um guia de diretrizes e n�o como base para obten�o de selos e certificados de responsabilidade socioambiental pelas empresas e outras organiza�es.


A decis�o da ISO foi elaborar uma norma de diretrizes em responsabilidade social dirigida para todos os tipos de organiza�o. Essa determina�o tem gerado um debate constante sobre o tratamento que ser� dado �s empresas, pois h� um temor de que a formula�o das diretrizes, por se dirigir a organiza�es em geral, perca o significado concreto para a conduta das corpora�es.


A norma trar� orienta�es sobre o processo de incorpora�o da responsabilidade social e ambiental �s atividades de uma organiza�o, al�m de indica�es sobre os principais instrumentos, sistemas e entidades que, atualmente, tratam do tema, visando orientar as organiza�es de todos os tipos e tamanhos, sobre os cuidados e princ�pios que devem ser seguidos por quem, um dia, desejar se tornar socialmente respons�vel.



Nesse sentido, com a publica�o da ISO 26000, espera-se que a t�nue linha que separa o discurso corporativo ocasionalmente respons�vel das verdadeiras pol�ticas e pr�ticas empresariais ganhe contornos mais acentuados, servindo as diretrizes como par�metro para a sociedade medir a verdadeira atua�o socioambiental das empresas, uma vez que um dos principais objetivos da norma ser� o de estabelecer um entendimento comum sobre o que de fato significa responsabilidade social, a fim de esclarecer assuntos duvidosos. A ISO 26000 abranger� tr�s tipos de princ�pios. No primeiro, denominado Gerais, se aplicam a todas as circunst�ncias a respeito da lei, a conven�es e a declara�es reconhecidas internacionalmente.


Os princ�pios que fazem parte do segundo crit�rio, chamados Substantivos, s�o voltados a resultados e avan�os de crit�rios internacionalmente reconhecidos nas diversas �reas da responsabilidade social. Por fim, os ditos operacionais dizem respeito � natureza e qualidade do processo, englobando inclusividade, accountability, transpar�ncia, materialidade e responsabilidade, entre outros aspectos.


O intuito deste semin�rio no formato de mesa redonda � fortificar e iniciar os principais estudos da implementa�o da norma ISO 26000 nas diretrizes de uma Governan�a Corporativa dentro da competitividade empresarial e do mercado de hoje.




PROGRAMA��O


13:00 � Abertura com Hino Nacional do Brasil e inicio das atividades junto aos representantes da Comiss�o dos Membros de Trabalho da ISO 26000


Sr. Dr. Jorge Emanuel Reis Cajazeira � Presidente do Grupo de Trabalho da ISO 26.000


Sra. Dra. Ana Paula � Membro do Grupo de Trabalho da ISO 26.000


Sr. Dr. Aron Belink � Membro do Grupo de Trabalho da ISO 26.000


Sra. Dra. Andr�a Santini Henriques � Membro do Grupo de Trabalho da ISO 26.000


Sra. Dra. Lis�ngela Reis � Membro do Grupo de Trabalho da ISO 26.000


Sr. Dr. Cl�vis Scherer � Membro do Grupo de Trabalho da ISO 26.000


Sra. Dra. Ana Borges � Membro do Grupo de Trabalho da ISO 26.000


Sra. Dra. Adriana Charoux � Membro do Grupo de Trabalho da ISO 26.000


Sr. Dr. H�lio da Costa � Membro do Grupo de Trabalho da ISO 26.000


Sr. Dr. Deputado Campos Machado � Deputado Estadual de S�o Paulo


Sr. Dr. Reitor Jos� Vicente � Faculdade Zumbi dos Palmares


Sr. Dr. Antonio Fernando Pinheiro Pedro � Pinheiro Pedro Advogados


Sr. Dr. Paulo S�rgio Mu�ou�ah, Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes � OIT ONU Organiza�o Internacional do Trabalho das Na�es Unidas


Sr. Dr. Jos� Salvador da ABNT/CEE/RS


Sra. Dra. Andr�ia da Silva Almeida DIVIQ Inmetro


Sr. Dr. Carlos Eduardo Lessa Brand�o � Membro do Conselho do IBGC � Instituto Brasileiro de Governan�a Corporativa


Sr. Dr. Alfredo Lobo Diretor de Qualidade do Inmetro


1�. Mesa Redonda � 14:00


� Direitos Humanos - Dr. Jos� Salvador da ABNT/CEE/RS


� Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade � Dra. Andr�ia da Silva Almeida DIVIQ Inmetro


� Pr�ticas do Trabalho � Dr. Paulo S�rgio Mu�ou�ah, Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes � OIT ONU Organiza�o Internacional do Trabalho das Na�es Unidas


16:15 � Intervalo para Coffee Break.


2�. Mesa Redonda � 16:45


� Meio ambiente, Inclus�o e Diversidade - Antonio Fernando Pinheiro Pedro Pinheiro Pedro Advogados e AICA


� Governan�a Organizacional - Jorge Emanuel Reis Cajazeira Presidente do Grupo de Trabalho da ISO 26.000 e Dr. Carlos Eduardo Lessa Brand�o � Membro do Conselho do IBGC � Instituto Brasileiro de Governan�a Corporativa


� Quest�es do Consumidor e Pr�ticas Leais (justas) de Opera�o � Dr. Alfredo Lobo Diretor do Inmetro


19:00 � Encerramento


O Semin�rio aborda as quest�es em que todas as organiza�es que quiserem ter um comportamento socialmente respons�vel dever�o:


� ser respons�veis pelos impactos de suas decis�es e atividades na sociedade e no meio ambiente;


� contribuir com o desenvolvimento sustent�vel, a sa�de e bem estar da sociedade;


� considerar as expectativas dos seus stakeholders;


� ter um comportamento �tico e transparente;


� estar de acordo com as normas internacionais de comportamento.


CONTATO


AICA - Ag�ncia de Intelig�ncia Corporativa e Ambiental
www.aica.com.br - e-mail: contato@aica.com.br
Telefone/Fax: 55 11 3384 1220 / 3384 1230

Um comentário:

  1. Temos que trazer para o Rio essa discussão. Com todas essas intervenções e empresas chegando no estado por causa da Copa e Olimpiadas é preciso municiar a população , empresários e poder público com o maior numero de informação possivel.

    ResponderExcluir